POR QUE ESCOVAR OS DENTES DO MEU PET?

Sim, essa é uma pergunta que ainda ouvimos muito nos consultórios.

Mesmo com o crescente número de animais de estimação e divulgação de informações em todos os canais de comunicação, muitas pessoas desconhecem a real necessidade de escovar os dentes do seu cão e/ou gato.

Algumas pessoas acham que pelo fato de darem brinquedos ou outros adereços que façam os animais morder já é o suficiente para promover uma limpeza da dentição. O que sabemos não ser verdade!

A utilização de rações, petiscos e alguns medicamentos apropriados para este fim até podem ajudar, mas nada substitui uma boa escovação.

• Idade, frequência e material que devo utilizar 

Quanto mais cedo você iniciar a escovação melhor será para ele se acostumar. Assim que os dentinhos começarem a aparecer já devemos iniciar esse processo, que terá de ser feito diariamente, para o resto da vida.

Não façam do momento da escovação uma coisa ruim e desconfortável. Procure associar este ato a coisas boas, brincadeiras e faça tudo com cuidado e carinho.

Utilize escovas de cerdas macias e de tamanho proporcional ao do seu animalzinho. Para começar é bem legal utilizar dedeiras ou até mesmo um algodão ou gaze.

Nunca utilize cremes dentais para humanos, pois alguns componentes como o Flúor podem causar problemas em cães e gatos. Além disso, os sabores dos cremes dentais para animais são mais atraentes aos seus paladares.

• Benefícios da escovação

Quem já teve um cãozinho ou gatinho com tártaros sabe o quanto é desagradável o mau hálito que eles exalam. Mantê-los com os dentes sempre limpos e saudáveis fará com que esse odor característico nunca aconteça.

Mas não é apenas pelo cheiro ruim vindo da boca que devemos escovar os dentes dos Pet’s. As infecções orais causadas pela falta de escovação levam a comprometimentos em vários órgãos do corpo.

É comum observarmos animais que desenvolveram, dentre muitas outras, doenças hepáticas, renais e, principalmente cardíacas, em virtude da migração de bactérias da boca para esses órgãos. Isso fará com que diminuam consideravelmente a expectativa e qualidade de vida deles.

Portanto se você ama o seu animalzinho e quer tê-lo com saúde por muitos e muitos anos não esqueça. Escovar os dentes dele fará toda diferença para que isso aconteça!

Texto feito por : Allysson de Sá – Médico Veterinário
CRMV-PE 3540

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *