Higiene animal: Importância

A higiene animal é essencial para ter um pet requer mais do que dar água, comida, brincar e levar para passear.

É muito importante fazer a limpeza do seu pet de maneira correta.  

Assim vai fazer toda a diferença na sua saúde e a higiene animal tem de ser um hábito diário.

Do básico, como o banho, até aos mais elaborados, como cuidar dos dentes e o combate às pulgas, é dever do dono administrar a higiene animal.

Portanto o ideal, é que os pets tomem banho de forma regular.

E esse período pode variar de gato para cão e também entre as diversas raças. Vai depender do tamanho, textura do pelo e da própria peculiaridade do animal.

Os cães devem tomar banho com mais frequência que os gatos. E os felinos normalmente têm intervalos de banho que variam de dois a três meses.

Na hora do banho é muito importante usar, shampoos, sabonetes, limpadores de ouvido, produtos de secagem, entre outros. Investir em um profissional que saiba lidar bem com animais é valido. Assim, seu pet com certeza sairá do local com a saúde e a estética em perfeito estado.

 

Higiene animal: O cuidado com a estética

 

Assim como a higiene animal é muito importante para os donos à estética dos pets também chama muita à atenção, principalmente quando se fala nos cachorros. Algumas raças, como Poodle e Shitzu, precisam ser levados periodicamente a um groomer. Esses cuidados podem ser feitos em um período de 45 a 60 dias. Isso é necessário por conta do excesso de pelo, que acaba afetando a estética do animal.

O groomer não é apenas um tosador. Ele é um profissional capacitado para realizar diversos procedimentos em prol do bem-estar animal.

 

A higiene animal dentro da boca

 

Existem escovas de dente em diversos tamanhos para a higiene animal, além de cremes dentais com sabores de frutas, frango ou carne para facilitar a escovação dos dentes. OS bichinhos não gostem muito deste momento, porém é importante que uma vez por dia seja feita a escovação. Assim evita o tártaro e problemas na gengiva, que podem causar várias doenças.

A higiene da boca do seu pet só dever começar a ser feita a partir do 5º mês de vida dele. É quando a dentição já está trocada, começando, assim, este tipo de higiene animal. É muito importante sempre levar seu pet ao dentista de cachorros, para que ele avalie as condições e veja se não há a necessidade de ser feita a limpeza de tártaro.

 

Para saber mais, veja esta matéria do site cachorro gato que fala mais sobre a higiene animal, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *